quarta-feira, 10 de junho de 2009

Avaliação de Software Livre Utilizando o Modelo OPENBRR

O advento do software livre criou uma nova opção de escolha de soluções em software para automatizar o negócio de empresas públicas e privadas. Dependendo do tipo da licença do software livre, as empresas têm a chance de obter um produto que ofereça maior liberdade em relação ao seu uso, modificação e redistribuição, adquirindo assim, um controle maior sobre a infraestrutura desse software.

Apesar de fornecer uma certa independência, o software livre introduz as resposabilidades sobre todos os seus aspectos para a empresa que o adota, pois, geralmente, esse tipo de produto é desenvolvido por pequenas equipes de voluntários os quais, quase sempre, não pertencem a organizações profissionais.

Em suma, tendecialmente, a empresa adquirinte desse tipo de software ficará responsável pelo suporte, treinamento, documentação e melhoramento do mesmo. Os riscos da adoção de softwares livres tornaram bastante crítico o processo de escolha do produto mais adequado dentre as várias opções existentes, sendo de grande valia a utilização de um método padronizado para avaliar a maturidade desses softwares.

O modelo OpenBRR (Business Readiness Rating), Modelo de Levantamento para Avaliação de Preparo para Negócios, é um modelo aberto, desenvolvido pela universidade Carnegie Mellon, que segue um padrão de avaliação o qual pretende avaliar software de maneira formalizada para facilitar a validação, agilizar a adoção de software livre e viabilizar a conceituação do software analisada moldada aos propósitos do cliente. A padronização favorece a disseminação desse modelo de avaliação por inserir uma linguagem comum que traz um conseqüênte nivelamento do entendimento dos resultados das avaliações geradas a partir dele. O fato do modelo ser aberto pode ser considerado outro fator que facilita a promoção do uso dessa ferramenta de avaliação em razão da confiança no processo de avaliação promovida pela transparência das métricas empregadas. Em virtude da abertura do modelo, mudanças e melhorias podem ser feitas no modelo e nas avaliações pelos usuários do OpenBRR [ROC2005].

A utilização desse modelo é interessante pois permite o compartilhamento de uma avaliação padronizada de software livre entre os usuários desse tipo de software, os quais podem utilizar os parâmetros avaliados para fazer a sua escolha de modo a diminuir os riscos de utilização do software livre em relação aos seus interesses. O OpenBRR torna-se atraente, também, para os desenvolvedores de Software Livre em relação a melhoria dos pontos fracos identificados através da avaliação.

Em breve publicarei o funcionamento do modelo. Até lá!

Mais Informações em www.openbrr.org

Bibliografia

[ROC2005] ROCHA Lima, Alexandre e Marcondes. Modelo de Levantamento para Avaliação de Preparo para Negócios (Business Readiness Rating). Disponível em: <http://www.openbrr.org>. Acesso em: 20 mar. 2008.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog =)

    Não conhecia o OPENBRR, achei bem interessante!

    No post sobre trac e svn tem um pequeno detalhe pra corrigir, LTS é Long Term Support ;)

    Mesmo assim tá tudo muito bom, bastante esclarecedor e bem redigido. Sucesso!

    ResponderExcluir

 

Todo o conteúdo deste blog pode ser republicado, desde que seja realizada a citação.