domingo, 24 de maio de 2009

Boas práticas, alert somente para mensagens

Uma prática comum entre os desenvolvedores "Web" (aqueles que desenvolvem sistemas que rodam sobre o protocolo HTTP e são visualizados por um Navegador como Mozilla Firefox) utilizam para depuração de JavaScript o método alert(), para falar a verdade eu também utilizava.

Utilizava até descobrir que o Firebug, plugin do navegador Mozilla Firefox, possui uma interface bem intuitiva com a maquina executora de JavaScript, isto mesmo, veja como você pode detectar se o navegador esta com o Firebug ativo, veja:
if(console)
alert("Console present");
else
alert("Console not present");
Já que sabemos como verificar se o Firebug esta disponível, vamos a um pequeno exemplo de uso deste recurso, veja o exemplo:
if(console) {
console.log("Agora estou utilizando o Firebug para depurar meus código.");
var obj = {
id: "meu id",
name: "meu name"
};
console.log(obj);
}
Desta forma evitamos ter que matar o processo do navegador quando entramos em um loop infinto onde temos um alert. Outras funcionalidades podem ser vistas na documentação do projeto em Firebug.Console.

Um comentário:

 

Todo o conteúdo deste blog pode ser republicado, desde que seja realizada a citação.